terça-feira, março 29, 2005

Teatro e Humor

Sexta-feira, vou ver estas duas grandes palhaças:

A peça chama-se «Celadon» e é levada a cena por Ana Bola e Maria Rueff agora, e depois de uma tourné nacional, no Teatro Rivoli. O texto é da autoria da própria Ana Bola, que sempre achei muito melhor autora que actriz ... dá a entender que é uma daquelas pessoas cujo dia-a-dia é mesmo bem disposto, ao contrário, por exemplo, do Herman José que deve ser uma seca na vida real (cheio de "salamaleques"!) e ao contrário da sua companheira de palco, a excelente actriz Maria Rueff mas que, extra-palcos, parece ser demasiado introvertida.
Depois de termos sido inundados com tanto Stand-up Comedy - um estilo que me agrada mas que já começa a cansar - ainda bem que começa a haver, de novo, humor de autor e em palco.
Quando comprei o bilhete estava muito entusiasmado, depois comecei a pensar se não iria ser uma "banhada", agora estou bastante entusiasmado outra vez! Depois conto!

sexta-feira, março 25, 2005

Uma boa ideia

Parece que alguém se lembrou de unir estas duas vistas por barco, durante a noite! É caso para dizer: não separe o Homem aquilo que o rio une.
Eu logo que possível vou experimentar!
Nota do editor: rio está propositadamente escrito com minúscula...

quinta-feira, março 24, 2005

Crónica de um post falhado

Há pouco escrevi um post que até considerei interessante mas houve aqui um crash qualquer e perdi tudo: amuei! Agora escrevo outro dia!

domingo, março 20, 2005

By the river and by the sunset

O rio, as pontes, os barcos, a luz, de novo as pontes!
Como sabe bem fazer exercício!

sexta-feira, março 18, 2005

Hilariante

Sou uma seca, eu sei! Já devem estar farto de me ver "bater" nos media em geral, aludindo à incrível falta de preparação e demais vícios da comunicação social. Mas que posso eu fazer?! Não me param de surpreender. De seguida transcrevo uma notícia do Diário Digital (fica também aqui o link para não dizerem que eu invento!):

"Ucrânia venceu 49ª edição do Festival da Eurovisão

A canção «Wild Dance», interpretada pela ucraniana Ruslana Lyzichko, foi a grande vencedora da 49.ª edição do Festival da Eurovisão, alcançando um total de 280 pontos. O segundo lugar coube à Sérvia em ex-aequo com Montenegro (263 pontos), e o terceiro foi atribuído à Grécia (252 pontos).
Foi a primeira vez que a Ucrânia, país da Europa Central, alcançou o primeiro lugar na competição e trata-se da terceira vitória de uma república ex-soviética, seguindo assim os triunfos da Estónia, em 2001 e da Letónia, em 2002.
Mais surpreendente que a vitória ucraniana foi o empate de Montenegro e da Sérvia no segundo lugar do concurso, com uma balada tipicamente balcânica na sua língua natal, facto que demonstra a globalização do evento.
Para 2005, além do 50º Eurofestival, a realizar-se em Kiev, haverá, em Outubro, um programa especial que visará homenagear os 50 anos desta festa da música. "

É hilariante que alguém, ao consultar os resultados finais do concurso, tenha achado que Serbia & Montenegro resultava de um empate entre dois países... Meus amigos, não haverá alguém nessa redação que saiba que Sérvia e Montenegro, designa um, e um só, país?!!! País esse - Srbija e Crna Gora, em bom sérvio - resulante da, relativamente recente, cisão da Ex-Jugoslávia, um acontecimento geopolítico de inegável interesse no contexto europeu?!
Acho que merecíamos uma comunicação social melhor preparada ... e se fosse só a Comunicação Social ...

segunda-feira, março 14, 2005

Fim-de-semana de dor

  1. 4 a seco e nem digo mais nada.
  2. A coisa tem mesmo um programa de televisão.
  3. De repente, todos os sites .blogspot.com deixaram de dar! Toda a restante web estava numa boa! Andei quase uma tarde inteira a tentar resolver um problema no PC até perceber que o problema era do ISP (TvTel)!!!!!

GRRRRRRRRRRRR ....

Já passou ... a semana vai ser boa, aposto!

sexta-feira, março 11, 2005

Vida

Era noite, penumbra! O dia de trabalho e de estudo, polvilhados aqui e além de tarefas domésticas, estava cumprido. Do chão, o mesmo vazio que um dia há-de receber o sofá, contemplo o céu: negro, sem estrelas, escuridão serena que, ao invés de oprimir, parece libertar o pensamento, dar-lhe rédea solta. Vinda do portátil, num tom baixo, só para mim, chega a música, inunda a sala numa nuvem de acordes, que me eleva. Ia jurar que o fazia fisicamente:

(...)E uma asa voa
A cada beijo teu
Esta noite sou
Dono do céu
E eu não sei
Quem te perdeu.

Ao longe, as feições modernas da Torre das Antas, trazem-me ao pensamento que amanhã a vida continua. Decido ir dormir e penso: às vezes a vida não é boa nem má - é vida!

quarta-feira, março 09, 2005

Reconciliação

Está consumada a reconciliação com a sétima arte.
Já estava um bocado farto de ir ver filmes e sair de lá sem saber muito bem se tinha gostado ou não, o que se tinha uma explicação: os filmes não preenchiam! Este fim-de-semana, fui ver o multi-galardoado «Million Dollar Baby». Comparado com o outro nomeado que já vi, está anos-luz à frente. Ri-me, indignei-me (dei por mim com vontade de ir atrás da "ursa azul" e partir-lhe os cor...), entristeci e ainda fiquei a pensar sobre algumas das coisas de que trata o argumento. É de facto, um dos filmes mais completos que vi nos últimos tempo. A tudo isto acrescem desempenhos notáveis de Clint Eastwood, Hillary Swank e Morgan Freeman - este último, apesar de ter um papel relativamente secundário, toma em mãos o papel de um narrador perfeito. O rapazote do outro filme bem que podia assistir a uns filmes destes mestres e aprender alguma coisa... ok, lá estou eu com o meu preconceito...
Em suma, recomendo.

sábado, março 05, 2005

Pensamentos Nostálgicos: Conquistador

Um mito de toda uma geração: «Conquistador» - Da Vinci.

É com este vídeo que inicio uma nova rubrica nos Pensamentos Diversos. São os pensamentos nostálgicos, posts em que vou partilhar alguns momentos que trago cá guardados na arca da memória. Memórias mais ou menos colectivas e empoeiradas que me sabe muito bem arejar de vez em quando.
Estávamos em 1989. Por esta altura, ainda existia música ligeira portuguesa digna do epíteto "música" (conto voltar a este tema em breve). O Eurovision Song Contest era um marco no ano televisivo e em minha casa era noite sagrada de consumo televisivo. Como sempre, ainda que com uma das melhores músicas do dito festival, ficamos classificados apenas em 16º lugar com 30 pontos. Um fado que se repetiu inúmeras vezes pela história do concurso.
Entre as pessoas da minha idade, atrevo-me a dizer que serão poucos os que não torturaram os ouvidos dos familiares e das senhoras auxiliares das escolas com este "sonoro" como agora se diz.
Aqui fica o vídeo para matarem saudades.
(Para um download mais rápido, com o botão direito do rato sobre o link, escolher "Guardar destino como". É necessário ter o RealPlayer instalado.)

quarta-feira, março 02, 2005

No comments

Ao jeito da Euronews ...


Porto, 27 de Fevereiro de 2005