quarta-feira, maio 25, 2005

Refugiados

António Guterres foi escolhido para ocupar o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, engrossando assim o lote de portugueses que ocupam altos cargos a nível internacional e adensando também o espectro de figuras públicas portuguesas que se refugiam em cargos fora do país. Estamos, claro, perante uma situação que muito dignifica a sociedade portuguesa, mais ainda quando, estou certo, António Guterres desempenhará estas funções muito melhor do que o que fez enquanto Primeiro-ministro. Interrogo-me, porém, se este fenómeno em que as figuras que poderiam, de alguma forma, servir o país, se refugiam em altos cargos internacionais (todos eles muito prestigiantes) são a consequência de uma maior afirmação de Portugal na cena político-social mundial ou o resultado de algum desinteresse pela causa pública caseira ...

Mais ou menos a propósito, recupero as maquiavélicas Teorias da Conspiração (2) que há algum tempo teci.

domingo, maio 22, 2005

Hoje há campeão à moda do Porto

vs vs

Pois é, hoje, saber-se-á quem é o Campeão da Super Liga de Futebol, este ano, como poucas vezes, será uma espécie de rei dos esfarrapados ... mas enfim: have I ever mentioned the fact that I support Boavista since I was a little child? ihihihihih

... entretanto, o mundo desportivo pula e avança, qual bola descolorida entre as mãos de uma massa crítica, mais ou menos ausente, e Portugal é campeão da Taça da Europa dos 20km marcha femininos, sendo Susana Feitor, medalha de prata na mesma prova.

segunda-feira, maio 16, 2005

Pensamentos nostálgicos II: a festa da música

Esta Quinta-feira, realiza-se em Kiev mais um Festival Eurovisão da Canção. Quantas noites de Sábado presas à televisão, quantos da minha e de outras gerações não foram já "ao Brasil, Praia e Bissau, Angola, Moçambique, Goa e Macau!" ... não foram já, no fundo, conquistadores! São várias as músicas que trago na cebeça vindas deste certame que reúne música, nacionalismos e show-off polvilhados de um kitsch - a que alguns chamarão pimba - que goste-se ou não (e é a parte que eu menos gosto) lhe confere um carisma único. Por entre as músicas lá que passam há de tudo ... pop, rock, étnico, o bom do pimba ... é só escolher: chamar-lhe-ia diversidade europeia!
De todas as canções portuguesas trago uma que, por todas as razões e mais algumas é marcante: poema belo, música a preceito, interpretação sublime! Não sei se quem a escolheu como senha para a Revolução de Abril o fez pela sua incrível beleza musical mas, de qualquer forma, predurarão a Democracia que trouxe ao som dos acordes que solta:

«E depois do adeus»
Música: José Calvário
Letra: José Niza
Intérprete: Paulo de Carvalho

terça-feira, maio 10, 2005

Pausem-me

Estas têm sido as duas semanas mais extenuantes da minha existência. Não há ainda ninguém que ponha o mundo em:

?

sexta-feira, maio 06, 2005

Parabéns