terça-feira, julho 18, 2006

A dolorosa dicotomia aprender/estudar

Causa, talvez a mais profunda, do estado a que o sistema educativo chegou em Portugal esta dicotomia afecta a todos nos momentos de menor motivação.
Exemplos pessoais à parte, parece-me cristalino que todo o ser humano, por mais limitado que possa ser à partida, retira prazer de aprender. A rimar com este verbo logo surge o gramaticalmente familiar saber que, ao que diz a sábia (às vezes simplista) voz popular, não ocupa lugar. Por certo não menos límpida é a evidência de que saber ocupa tempo, não poucas vezes, muito tempo. É aqui que - voltando a recorrer à tal voz vinda da povo imemorial e anónimo - a porca torce o rabo. É que há muitas coisas com que ocupar o tempo que podem não passar por esse doloroso processo, imprescindível para aprender e saber, que é o terrível verbo - agora de outra terminação - o estudar!
No nosso sistema de ensino passou-se do 8 que era obrigar a saber a toda a força para o 80 de tudo ter que dar prazer. Tenta-se convencer a cada vez mais "esperta" juventude que estudar é divertido, muitas vezes tornando ridículos os conteúdos e métodos de ensino, baixando a exigência pelo efectivo saber a níveis inenarráveis. Eu acho que o caminho é basear todo o processo na premissa de que é o aprender que dá realmente prazer mas sem criar ilusões de que isso se consegue com facilitismo. A recompensa maior do esforço que é, sempre, necessário está na capacidade que o saber nos dá de resolver novos problemas, sejam eles do livro de exames de matemática do 12º ano, dos trocos na pastelaria ou no relacionamento com a namorada.
O que me parecia importante é que todos percebêssemos que, num mundo aberto plural e competitivo como o dos nossos quentes dias, só o saber com todo o prazer e sacrifício que acarretam nos podem fazer evoluir pessoal e colectivamente.

domingo, julho 16, 2006

De volta ao rio e ao exercício

Depois de alguns meses de interrupção involuntária e no meio de tanto trabalho, stress e cansaço, voltei à minha corrida à beira rio/mar. Não há dia em que não sinta amor pelo Porto, que não o queira viver mais profundamente e não passa um dia sem que me interrogue se não se podia fazer mais por esta cidade.

terça-feira, julho 11, 2006

Vira o disco e toca o mesmo: futebol



Portugal, ainda mesmo sem estar apurado para o próximo Mundia: o primeiro a ter lugar no continente africado, já marca pontos no certame. Este é o logotipo escolhido pelo comité organizador e foi concebido por um português há vários anos radicado na África do Sul. Este é, espera-se, o primeiro de muitos portugueses a ter sucesso na próxima reunião magna do futebol mundial.

quarta-feira, julho 05, 2006

Caímos, mas juntos e de pé!




Oh heróis em campo
Que valentes e imortais sereis
Por um povo que unis, valeis
O suor e lágrimas que solto.
Jamais pode um povo entristecer
Com tamanha valentia
E assim fosse para sempre
E nenhum luso coração perecia!

sábado, julho 01, 2006

De volta...


... com um só pensamento:

PORTUGAL