quinta-feira, outubro 02, 2008

Metro a centímetro



... e a passo de caracol!
Quase que não dá para acreditar! Hoje enchi-me de jornais para, imaginava eu e bem, sedimentar a irritação que já me consumia o sistema circulatório.
Por partes ...
Se quisermos analisar estes adiamentos e alterações ao projecto de uma forma isolada, chega-se à conclusão que, em vez de os meus sobrinhos poderem usufruir da mobilidade acrescida que o metro introduz na cidade quando vierem para a universidade, talvez os meu filhos - caso tenha um súbito ataque de paternidade - venham a poder ter essa mais-valia quando andarem no secundário. Até dou de barato que a linha do Campo Alegre seja uma solução melhor do que a linha da Av. Boavista. Não percebo é o cronograma: porque não essa linha para 2052, quando - intuo eu - Lisboa finalmente se candidatará à organização dos Jogos Olímpicos?!
Isto leva-nos agora a ver as coisas por um segundo prisma: o da comparação com o que se passa na capital do país. Alguém ouve falar de custos, análises custo-benefício, sustentabilidade, prazos ou senãos dos prolongamentos, extensões e demais benfeitorias no Metro de Lisboa? Não! Nem sequer ninguém se chateia grandemente com estações enterradas, submersas e posteriormente emersas. Ninguém acha estranho "enterrar" milhões numa linha até um aeroporto que bem antes da conclusão da 2ª (sim anda estaremos na segunda) fase de expansão do Metro do Porto já estará encerrado, fruto desse projecto altamente consensual que é o novo Aeroporto Internacional de Lisboa em Alcochete?!
Eu acho isto tudo muito grave e irritante. Mas estou de férias ... não me posso irritar demais!