domingo, agosto 22, 2004

Portugal nos Jogos Olímpicos: os +

Ao 9º dia: a segunda medalha de prata.



Depois da algo inesperada conquista do Sérgio na prova de estrada em ciclismo veio a, mais ou menos, esperada medalha nos 100 m por Francis Obikwelu. Qualquer medalha olímpica é (ou, na minha opinião, deveria ser) motivo de orgulho para as hostes daqueles que as conquistam. Estas duas, no entanto, levam-me a alguns pensamentos...
A primeira, arrancada no seio dos "tubarões" do pelotão mundial com uma humildade e força tais que muitos (grupo no qual me incluo) não acreditavam que fossem suficientes para um feito desta grandeza. Ao autor deste feito: o elogio da coragem, persistência e humildade sincera que fazem dele ainda mais campeão (se isso é possível para quem tem ao peito a prata olímpica).
A segunda (esperemos que não última) é de igual forma marcante. Se o pelotão de ciclismo estava repleto de tubarões, nas 8 pistas de Atenas estavam quase sem excepção os melhores velocistas da actualidade mundial . Francis Obikwelu arrancou entre 2 americanos a prata e encheu a pista de verde e vermelho rubro. E se tivesse ficado por aqui já haveria mais que razões para festejar e reflectir. Mas não foi só! Fez tombar o record europeu da prova que por agora está pintado das nossas cores, com um fantástico 9,86 s (penso que só na maratona é que tal acontece através de António Pinto). Bem sei que muitos dirão que o homem é nigeriano de origem. Aliás é ver a insistência saloia das perguntas dos jornalistas sobre a nacionalidade do atleta. Alguns dirão até que ele já nem em Portugal treina (o que é verdade). Mas, a meu ver, muito mais importante que isso tudo é que este homem passou por momentos difíceis. Foi Portugal quem soube apoiá-lo nessa fase e ele grato quis nos dar alegria de ontem. Ele próprio, sempre que fala à imprensa (e são poucas as vezes), faz questão de lembrar o apoio que recebeu e realçar que o país dele agora é Portugal. Saibamos, sem hipocrisia, receber esta oferta que ele nos quer dar .... afinal de contas alguém que quer vingar a derrota pátria frente aos gregos no Euro 2004 só pode ser um verdadeiro português!

1 Comentários:

Às 2:43 da tarde , Blogger nuno disse...

boa.
o nosso blog também fala de jogos olimpicos.
http://www.o12deSetembro.blogspot.com

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial