quinta-feira, setembro 02, 2004

Fim de linha

Todos os que entram (ou entraram) para a faculdade sentiram, por certo, a mesma excitação que eu vai para 6 anos senti. O concretizar de um sonho, o abrir de novas portas, a imensidão de gente e coisas novas... Com o tempo começa-se a idealizar o momento do fim do curso. É então que se antecipa uma felicidade e uma alegria imensas: o delírio pelo fim dos "martírios" de estudante, o orgulho de ter o "canudo", ... Eu desejei esse dia como se ele representasse o dia mais marcante da minha vida. No entanto, já próximo dele, percebi que não havia excitação alguma. Talvez uma ténue alegria. Quando por fim chegou o dia e, contrariamente às ilusões de novato, não fiquei histérico com o acontecimento, instalou-se uma sensação de algum vazio. Para mim foi como o fim de um percurso natural, uma espécie inevitabilidade cósmica. Não me tivesse eu apercebido destes sentimentos com alguma antecedência e teria sido uma grande desilusão! A tudo isto juntou-se alguma nostalgia pelos bons (e maus - há quem lhe chame masoquismo!) momentos passados. É disso que fala o poema que se segue. É da autoria do meu colega-artista "Maiatus" e foi interpretado por ele (guitarra e voz) e pela Mariana (com a sua voz cristalina) na nossa Imposição de Insígnias. Talvez por serem as vozes deles, foi o momento de maior emoção de todo este final de linha...

Traço a capa e vou embora
Solto as fitas pelo ar
Deixo um adeus a quem chora
Um fado triste a quem ficar

Levo acordes de saudade
Beijos teus em cada mão
Calo o luto que me invade
- Adeus Porto, São João
Eu te levo ancorado ao coração

Traço a capa em valsa lenta
Sigo o Douro até à foz
O sol desce em tons magenta
E embarga a dor na minha voz

Levo acordes de saudade
Beijos teus em cada mão
Calo o luto que me invade
- Adeus Porto, São João
Eu te levo ancorado ao coração

Ficou um olhar desfeito
Um segredo por contar
De um tempo quase perfeito
Que aqui passou a voar

Ficou um beijo caído
Uma flor por oferecer
De um tempo quase perdido
Que jamais irei esquecer
(Tiago Antunes Lopes)

PS: Espero que um dia venha a existir um registo audio desta obra!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial