sexta-feira, abril 29, 2005

Pedro, Inês e demais figuras

Ando já há muito para escrever sobre a espécie de frustração que me assola sempre que vejo uma grande produção cinematográfica baseada nalgum tema histórico. Muitas das vezes são argumentos repetidos ou, pelo menos, adaptações não muito originais. Com tantos episódios interessantes, Portugal e a sua história podiam fornecer base para argumentos bem mais interessantes que a maioria do que se tem visto ( vide «Shakespeare in Love» - e ganhou isto o Oscar para o melhor filme ...), assim tivessemos capacidade de lobby sobre a poderosa indústria de Hollywood e afins.
Hoje, parece que as estrelas se conjugaram de forma a que, por mais que uma vêz durante o dia, desse "de caras" com o tema D. Pedro e Inês de Castro. A primeira, foi a notícia do JN que dá conta do facto de Moita Flores estar a escrever uma adaptação televisiva do mito deste amor proíbido para a RTP. A segunda, n'A Dois, onde -veja-se a coincidência - num dos programas da tarde, a convidada era uma doutorada no mito de Pedro e Inês ... Como sempre achei que este tema daria um excelente argumento cinematográfico, com misticismo, acção e romantismo muito bem ponderados, cá vim escever o post (depois de tanta coincidência achei melhor fazê-lo rápido!).
Entre os outros episódios que dariam grandes argumentos, encontram-se, na minha opinião:
  • Aljubarrota e sua padeira
  • Morte do Conde Andeiro/ início da dinastia de Avis
  • ...

E vocês que episódios escolheriam?

Como não constituímos um lobby a nível mundial, ficamos limitados a produções nacionais (geralmente televisivas), que por mais cuidadas e melhor intencionadas que sejam não fazem juz ao interesse intrínseco e literário que, a meu ver, a história do luso povo tem. Mas, já agora que estou numa de nacionalismo, quem perde é o resto do mundo...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial