quarta-feira, novembro 02, 2005

Mentalidades

Hoje tive que ir resolver um problema que me tirou a tranquilidade nos últimos dois dias. Problema de cariz burocrático, com consequências eventualmente graves, mas para o qual não contribui...
Para a resolução do problema contei com a disponibilidade e eficácia da sercretária do meu director de serviço, que também não tinha relação nenhuma com a origem do problema.
Uma vez resolvido o problema, senti necessidade de agradecer à senhora pela forma como me tentou ajudar. Face ao meu "obrigado", a senhora mostrou-se "sempre ao dispor", mas com aquele olhar de espanto por alguém se ter dado ao trabalho de agradecer pelo aquilo que, provavelmente, considera sua obrigação.
Pois, eu acho que deve ser mesmo assim. As pessoas têm que sentir reforço positivo por serem eficientes. É certo que talvez fosse mesmo a obrigação dela, mas isso não diminui em nada o mérito do seu desempenho. Talvez, se aqueles que desempenham as suas obrigações de uma forma correcta se sentirem gratificados (ainda que por gestos simbólicos), as coisas mudem, mais não seja por imitação.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial