domingo, novembro 06, 2005

Pessoas humanas

Sempre espumei pela boca quando ouvia esta expressão! Sempre achei um disparate! Para mim era um pleonasmo desnecessário: as duas palavras sempre valeram o mesmo para mim!
Hoje, no entanto, a expressão ganhou subitamente um novo sentido para mim.
O factor desencadeante foi uma notícia, vinda de uma região da qual a maioria das notícias me deprime: os pais de uma criança palestiniana doaram os órgãos do seu filho, assassinado pelo exército israelita, a uma criança israelita, como manifestação a favor da paz. Ao escrever estas palavras confesso-me ainda algo emocionado. Enquanto uns se matam nas ruas, ao mesmo tempo que outros tantos se vangloriam pelos seus filhos se terem suicidado e, com isso, matado umas dezenas de "inimigos", há pessoas cujas atitudes parecem quase irreais: despojados dos mais naturais instintos humanos como o desejo de justiça, simbolizam o que de mais humano têm as pessoas.
Agora penso que, se é certo que todas as pessoas são humanos (e vice-versa), parece que há uns que o são a um nível ao qual eu, humano, julgo não conseguir aceder.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial