sexta-feira, outubro 15, 2004

O Último Cabalista

Depois do post O Código senti que tinha cometido uma injustiça para com o livro de que mais gostei nos últimos tempos: «O Último Cabalista de Lisboa» de Richard Zimler - Quetzal Editores.
Antes de mais, como é que cheguei ao livro? Um fim de tarde, voltava eu a casa e ouvia o «Pessoal e ... Transmissível» na TSF (podem ouvir a entrevista no link). O entrevistado era um escritor: Richard Zimler - não conhecia! Apesar de desconhecimento fiquei logo interessado pela biografia: um escritor norte-americano, graduado em história e religões comparadas que, após inúmeras tentativas frustradas de publicar o seu primeiro romance nos EUA, vem para Portugal - para o Porto, que descreve com paixão - consegue publicar o livro no nosso país, livro esse que se torna num best-seller mundial. Movido pela inteligência da entrevista e, confesso, talvez mais importante, por um saudável bairrismo (o senhor gosta do Porto e foi em Portugal que as coisas começaram a "correr bem") decidi-me a comprar o livro.
O livro fascinou-me! Já por algumas vezes, trouxe aos «Pensamentos Diversos» excertos (1, 2) porque vi-me, várias vezes, surpreendentemente identificado com aquelas palavras. A acção decorre em Lisboa, Abril de 1506, durante a perseguição aos judeus do reino e baseia-se em escritos que o autor encontrou em Istambul. A história é a de um jovem judeu envolvido num mistério que tem que desvendar, em jeito de policial, mas de uma perspectiva algo diferente: mais emotiva, mas nem por isso, menos intrigante. A mim fez-me reviver Lisboa, deu-me a conhecer o misticismo judaico e a cabala e pos-me a pensar que no mundo actual, todos os países, raças e credos têm os seus telhados de vidro!
Aconselho vivamente a leitura.

PS: Há já um segundo romance histórico editado: «Meia-Noite ou O Princípio do Mundo» - que tenciono ver em breve.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial